Nilo se cala sobre dependência da Assembleia ao Executivo

Foto de null

Política

07 de fevereiro de 2017 às 09h19

 | 

Foto: 

Imagem de Nilo se cala sobre dependência da Assembleia ao Executivo

O ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Marcelo Nilo (PSL), não quis comentar sobre as declarações do novo chefe da Casa, deputado Ângelo Coronel, que disse em entrevista à Tribuna (publicada na edição de ontem) que o Legislativo “não pode ser uma Casa somente como se fosse uma extensão do governo (do Estado). Nós temos que valorizar o parlamentar”. “Não vou opinar”, disse Nilo à reportagem. Coronel avaliou que a “exaustão” foi o fator determinante para a derrota do ex-presidente da Assembleia, que queria ser eleito para mais um mandato. “Chega um momento em que a Casa precisou realmente fazer esse movimento”.

Líder da bancada governista, o deputado Zé Neto (PT) disse à Tribuna que não vê relação de submissão da Assembleia ao Executivo, e destacou sua “boa relação” com Marcelo Nilo, a qual diz que terá também com Coronel. “Sempre me dei muito bem com o presidente Marcelo Nilo, e vou ter uma boa relação também com Coronel. Acho que o momento ainda é de ânimos… Vamos esperar passar esse clima de eleição”. O petista afirmou que já se encontrou com o novo presidente do parlamento ontem para tratar de uma das duas principais promessas de sua campanha, a instalação do colégio de líderes. “Sou completamente a favor do conselho”, disse Zé Neto.

O novo líder da minoria, deputado Leur Lomanto Jr., do PMDB, destacou confiança em Coronel para o cumprimento de mais uma de suas promessas, a de discutir no colégio de líderes os projetos que tramitam na Casa, incluindo os de autoria dos parlamentares. “Nós da oposição temos muito incômodo com a forma como os projetos do Executivo vinham tramitando. Com sua maioria absoluta, o governo conseguia aprovar tudo sem debate entre os parlamentares. Todos os projetos vinham para a Casa com regime de urgência que era aceito pelo presidente, e nós nunca podíamos debater.

Um dos compromissos de Coronel conosco é o de colocar todos os projetos em discussão primeiro no colégio de líderes”, disse Leur. O peemedebista comentou também sobre as declarações do novo presidente da Assembleia de que o senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, “é o grande vitorioso no processo da Assembleia”, e que seu nome ganha força para disputar o governo do Estado em 2018, numa eleição que provavelmente terá a candidatura de reeleição do governador Rui Costa (PT).

Leur Jr. aproveitou para flertar com Otto. Ele sugeriu a possibilidade de Otto compor uma chapa com o prefeito em ACM Neto nas eleições do próximo ano. “Vale lembrar que Otto Alencar é oriundo do grupo político que hoje é liderado pelo prefeito ACM Neto. Embora hoje esteja no governo do PT, o senador Otto Alencar veio de lá. O futuro a Deus pertence”, instigou o líder da oposição na Assembleia.

Tribuna da Bahia

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM