Executivo da Andrade que levava propina para Cabral será ouvido por Moro

Foto de null

Brasil

07 de março de 2017 às 12h18

 | 

Foto: 

Imagem de Executivo da Andrade que levava propina para Cabral será ouvido por Moro

Apontado como responsável pelo pagamento de propina da Andrade Gutierrez ao ex-governador Sérgio Cabral, o ex-executivo Alberto Quintaes presta depoimento nesta terça-feira ao juiz Sérgio Moro. Quintaes será ouvido como testemunha de acusação na ação que Cabral e sua mulher, Adriana Ancelmo, entre outros aliados, respondem por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa na Justiça Federal de Curitiba. O ex-executivo da Andrade Gutierrez fechou acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal (MPF). Entre maio de 2007 e fevereiro de 2011, o delator disse aos procuradores que fez pagamentos de R$ 7, 7 milhões em 20 parcelas a Carlos Miranda, o Carlinhos, apontado como 'homem da mala' do ex-governador e responsável por receber e transportar dinheiro de propina em espécie. O valor seria uma contrapartida por contratos de obras no Estado do Rio.

Quintaes também contou que pagou propina a Wagner Jordão Garcia, operador encarregado por Hudson Braga, ex-secretário de Obras de Cabral, para recolher a chamada “taxa de oxigênio”, que no caso do ex-secretário correspondia a 1% do valor da obras. Cabral cobrava 5%.

Quintaes circulava com desenvoltura no meio político fluminense. Em abril do ano passado, O GLOBO revelou que executivos de empreiteiras da Lava-Jato eram frequentadores do escritório da Agrobilara, empresa de agropecuária da família Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A lista de visitantes do condomínio O2 Comfort & Offices, Barra da Tijuca, à qual a reportagem teve acesso, mostra que entre 2014 e 2015 Quintaes visitou Picciani 55 vezes.

O ex-executivo figura como representante da Andrade Gutierrez em contratos para as obras do Maracanã, que são alvo de investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Quintaes também representou a empreiteira em obras de transportes, como as dos BRTs e de ampliação do píer da Zona Portuária do Rio.

O ex-governador do Rio já se tornou réu em cinco processos e soma 611 supostos atos de lavagem de dinheiro em sua ficha criminal.


Reprodução: O Globo

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM