Agentes penitenciários evitam fuga de 10 presos Alcaçuz

Foto de null

Brasil

13 de março de 2017 às 14h53

 | 

Foto: 

Imagem de Agentes penitenciários evitam fuga de 10 presos Alcaçuz

Presos chegaram a pular o muro do pavilhão 3, mas foram recapturados ainda na área interna da penitenciária (Foto: PM/Divulgação)

Agentes penitenciários conseguiram evitar a fuga de 10 detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte. A tentativa aconteceu na madrugada desta segunda-feira (13). De acordo com o vice-diretor da unidade, Juciélio Barbosa, todos os presos eram do pavilhão 3. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.

“Eles pularam o muro do pavilhão e estavam rastejando na direção do muro do presídio”, relatou Barbosa.

A fuga foi impedida pelos agentes penitenciários de plantão, que encontraram os homens rastejando e impediram que escapassem. Ainda segundo o vice-diretor, balas de borracha foram disparadas, mas não houve feridos.

Em janeiro deste ano, uma série de rebeliões e confrontos acabaram com pelo menos 26 detentos mortos em Alcaçuz. A matança é um marco histórico do caos em que se tornou o sistema prisional potiguar. Desde então, a penitenciária conta com o reforço de agentes federais e de outros estados que foram enviados para restabelcer o controle da unidade.

Fugas em 2017
Pelo menos 70 homens escaparam do sistema prisional potiguar este ano. Em Alcaçuz, pelo menos 56 presos fugiram durante a rebelião ocorrida em janeiro. No dia 7 de janeiro pelo menos 14 homens conseguiram fugir da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), na Grande Natal.

Calamidade pública
O sistema penitenciário potiguar entrou em calamidade pública em março de 2015.No dia 4 de março deste ano foi prorrogado por mais 180 dias. Segundo a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), órgão responsável pelo sistema prisional do estado, o Rio Grande do Norte possui 33 unidades prisionais, que oferecem 3,5 mil vagas, mas a população carcerária é de 8 mil presos - ou seja, o déficit é de 4,5 mil vagas.

Reprodução/G1

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM