Polícia prende 23 suspeitos de integrar quadrilha que assassinou 34 pessoas em Olinda

Foto de null

Brasil

07 de abril de 2017 às 14h37

 | 

Foto: 

Imagem de Polícia prende 23 suspeitos de integrar quadrilha que assassinou 34 pessoas em Olinda

Suspeitos presos e material apreendido são levados para o Depatri, na Zona Oeste do Recife (Foto: Pedro Alves/G1)

A Polícia Civil investiga a colaboração de agentes penitenciários de Pernambuco com uma quadrilha suspeita de homicídios, roubos e tráfico de drogas em Olinda, no Grande Recife. Nesta sexta-feira (7), 23 pessoas foram presas, suspeitas de praticar, ao menos, 34 homicídios, por causa da disputa territorial do tráfico na região. A maior parte das prisões ocorreram no bairro de Peixinhos e arredores, onde foram cumpridos 19 mandados de prisão.

De acordo com a polícia, o líder da quadrilha cumpria pena no regime semiaberto, na Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá, no Grande Recife, e foi preso quando iria praticar um duplo homicídio em Olinda, na manhã desta sexta-feira. Além das prisões, foram realizados 20 mandados de busca e apreensão domiciliar. Segundo o chefe da Polícia Civil, Joselito Amaral, o detento contava com diversas regalias na penitenciária, como ar-condicionado e televisão na cela onde estava preso.

Com os suspeitos, foram apreendidos carros, motos, ao menos cinco armas e uma quantidade não informada de crack e maconha. Outros dois homens também são apontados como líderes da quadrilha.

“Ele tinha muita facilidade em sair e entrar no presídio. Como estava no semiaberto, ele tinha o direito de sair pela manhã, para trabalhar, e tinha que voltar à noite. Era durante esse tempo que ele praticava os crimes. Foi preso quando saía da penitenciária para matar um casal na comunidade do V-8, no Varadouro, para tomar um ponto de tráfico de drogas”, disse Joselito. Ainda segundo a polícia, a maioria das vítimas tinha relação com o tráfico ou disputavam os objetos dos roubos com a quadrilha.

Todos os 23 suspeitos, investigados desde o início do segundo semeste do ano passado, foram presos nesta segunda-feira, em Olinda. O único que cumpria pena no sistema carcerário vai ter a pena regredida para o regime fechado e, segundo Joselito Amaral, terá a transferência pedida para o Presídio Federal de Catanduvas, de segurança máxima, no Paraná.

'Operação Tarrafa'

Ao todo, 150 policiais civis participaram da 'Operação Tarrafa', entre delegados, agentes e escrivães, coordenados pela Diretoria Integrada Metropolitana. Segundo a polícia, o nome da operação se deve ao fato da maioria dos crimes terem sido praticados no bairro de Peixinhos, fazendo alusão ao tipo de rede utilizada na pesca. A ação faz parte do programa Pacto pela Vida, do governo estadual.

Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Olinda. Os suspeitos presos e o material apreendido foram levados para o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife.

Reprodução/G1

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM