Manifestantes desocupam sede da Secretaria da Cultura em SP

Foto de null

Brasil

02 de junho de 2017 às 13h35

 | 

Foto: 

Imagem de Manifestantes desocupam sede da Secretaria da Cultura em SP

Manifestantes fizeram protesto em frente à secretaria de Cultura e depois ocuparam um andar do prédio  (Foto: CRIS FAGA/FOX PRESS PHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO)

Manifestantes desocuparam na noite desta quinta-feira (1), após mais de 30 horas, a sede da Secretaria Municipal de Cultura, no Centro de São Paulo. Eles entraram no edifício na tarde desta quarta-feira (31) para pedir a saída do secretário André Sturm e o descongelamento da verba destinada pela Prefeitura à área da cultura.

O grupo de artistas deixou a sede da Secretaria por volta das 22h, após reunião com o secretário de Relações Governamentais Milton Flávio, escalado pela Prefeitura para conversar com os manifestantes. Ele informou que seria feita uma reintegração de posse ainda na noite desta quinta-feira.

“A reintegração de posse aconteceria até as nove horas se eles não decidissem sair espontaneamente”, afirmou o secretário.

“Decidimos pela desocupação pacífica porque já nos foi dito em diversas ameaças, em reuniões fechadas recentemente nas últimas horas, que vão mandar um grande plantel de polícia pra cá”, explicou o agente cultural Aloysio Letra.

Ao sair do prédio, o grupo iniciou uma passeata pelas ruas da região central até a Prefeitura e gritavam contra o Secretário da Cultura, André Sturm.

[Manifestantes fizeram protesto em frente à secretaria de Cultura e depois ocuparam um andar do prédio (Foto: CRIS FAGA/FOX PRESS PHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO)]
[Manifestantes fizeram protesto em frente à secretaria de Cultura e depois ocuparam um andar do prédio (Foto: CRIS FAGA/FOX PRESS PHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO)]

Manifestantes fizeram protesto em frente à secretaria de Cultura e depois ocuparam um andar do prédio (Foto: CRIS FAGA/FOX PRESS PHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO)

Ocupação

O protesto ocorreu após a divulgação de um áudio em que Sturm ameaça "quebrar a cara" de um agente cultural durante reunião para negociar a renovação de uma parceria para administração da Casa de Cultura Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da capital.

Os manifestantes chegaram a afirmar que só sairiam do prédio após o afastamento do secretário. "Em síntese, a gente tenta diálogo com esse secretário desde o início da sua gestão", explica uma das participantes do protesto.

Guardas-civis acompanham o protesto dentro do edifício e, segundo a corporação, foi feito um trato com os manifestantes para as atividades na sede continuarem ocorrendo normalmente. "O acordo é que não tenha nenhuma desordem pública. É o que está acontecendo, então nós vamos manter nossa parte, que é fazer a segurança do patrimônio e a segurança deles", disse um agente.

A Prefeitura enviou nesta quarta-feira (31) o secretário especial de Relações Governamentais, Milton Flávio, para negociar o fim do ato. Ele se reuniu com representantes dos movimentos e avisou que a saída do secretário André Sturm "não está na pauta do Prefeito". Houve uma reunião entre Flávio e os manifestantes às 8h desta quinta-feira, mas não houve acordo.

Reprodução/G1

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM