Prédio histórico mais importante de Serrinha desaba na Praça

Foto de null

Municípios

25 de junho de 2015 às 01h33

 | 

Foto: 

Imagem de Prédio histórico mais importante de Serrinha desaba na Praça

Parte do frontispício direito da antiga Prefeitura e Câmara de Serrinha, um dos monumentos mais importantes da cidade, local onde existiu a casa de Bernardo da Silva, o fundador do povoamento, vila e depois município, desabou nesta madrugada de quarta-feira, 24, por pouco não acontecendo mortes no local pois este é ponto de concentração de ambulantes no dias normais e de feira livre.

De qualquer forma, uma tragédia para o patrimônio histórico de Serrinha, cidade que já permitiu a destruição da maioria dos prédios antigos da Praça Luiz Nogueira, mancha matriz do município, um dos mais antigos da região Nordeste, com capela erguida à Senhora Santana em 1780. Da forma como a cidade está abandonada, a tendência é que este prédio da antiga Prefeitura vá todo ao chão.

Na primeira gestão do prefeito Osni Cardoso (PT) este anunciou um convênio que seria assinado com a Caixa Federal com o objetivo de restaurar este monumento para que nele fosse instalado um equipamento cultural. Mas, o convênio nunca foi pra frente, o dinheiro nunca saiu e o prédio foi se deteriorando até que começou a desabar. 

É o prédio que contém toda a história antiga da cidade, os prefeitos despachavam aí, a Câmara de Vereadores funcionavam neste local, os antigos bailes, as solenidades cívicas e tudo o mais que representa a história da cidade. Infelizmente, como história e patrimônio arquitetônico não têm a mínima prioridade dos gestores, lá se vai na enxurradas as chuvas de junho tudo para o ralo.  

Ao lado deste prédio está a matriz de Senhora Santana com a fiação exposta em alguns pontos de forma que pode provocar um curto circuito a qualquer momento, templo religioso que está precisando de uma reforma. À frente da antiga Prefeitura está o coreto, também precisando de uma reforma, e o palacete da familia Nogueira, que já foi sede da Prefeitura até a gestão de Claudionor Ferreira da Silva (Ferreirinha) também precisando de reforma.

Hoje, feriado de São João, a comoção em Serrinha - pelo menos em alguns segmentos da sociedade - é total. Várias pessoas têm ido ao local tirar fotos, filmar o desabamento, e a área foi isolada pela Prefeitura com tonéis e fitas amarelas. Mas, não havia pelo menos nesta manhã de quarta-feira nenhum guarda municipal sinalizando o local, evitando que as pessoas passem por perto, pois, o prédio pode desabar sua parte frontal a qualquer momento. 

(Foto: Reprodução/ Bahia Já)

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM