Número de brasileiros com dívidas cresce no fim de 2020

Foto de null

Economia

06 de janeiro de 2021 às 16h03

 | 

Foto: 

Imagem de Número de brasileiros com dívidas cresce no fim de 2020

Foto: Agência Brasil
 

Após três reduções seguidas, o número de brasileiros com dívidas voltou a subir no último mês de 2020, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (6).

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de dezembro apontou que 66,3% dos consumidores estão endividados, uma alta de 0,3 ponto percentual com relação a novembro. No comparativo anual, o indicador registrou aumento de 0,7 ponto percentual.

No corte de renda, as trajetórias do endividamento passaram a apresentar tendências semelhantes em dezembro. Entre as famílias que recebem até 10 salários mínimos, o percentual subiu para 67,7% do total – após três reduções consecutivas. Para as famílias com renda acima de 10 salários, esta mesma proporção aumentou para 60%. 

Segundo a economista da CNC responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, com o fim do auxílio emergencial em janeiro as famílias de menor renda assistidas pelo benefício precisam adotar maior rigor na organização dos orçamentos domésticos. 
 

Fonte: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)//LC

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM