Pescadores são resgatados após quatro dias em alto mar

Foto de Redação LD Notícias

Redação LD Notícias

Salvador

11 de maio de 2021 às 18h48

 | 

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Imagem de Pescadores são resgatados após quatro dias em alto mar

 

Três passageiros de um barco foram resgatados nesta terça-feira (11), entre Salvador e Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica. Após problemas técnicos na embarcação, os navegantes ficaram quatro dias esperando o resgate.

De acordo com informações da Marinha do Brasil (MB), os pescadores tiveram o problema na sexta-feira (7). O comandante resolveu, então, ancorar o barco e pedir ajuda para colegas que estavam em terra, para ajudar a reparar a embarcação e sair do local. Sem conseguir ajuda, os pescadores decidiram manter o barco ancorado, esperando por melhores condições de navegação. Na manhã desta terça (11), os tripulantes pediram ajuda à Marinha.

O Comando do 2° Distrito Naval (Com2°DN), recebeu um pedido de socorro às 8h. A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), foi enviada ao local e com o apoio da lancha de praticagem “Pilot Boat V”, mobilizou uma equipe de busca e salvamento, onde rebocou a embarcação dos pescadores. 

Socorridos em boas condições de saúde, o trio foi encaminhado para a sede da CPBA.

Confira a nota da MB na íntegra: 

"A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 2° Distrito Naval (Com2°DN), informa que, por volta das 8h de hoje (11), recebeu um pedido de socorro da embarcação pesqueira “Pôr do Sol”, que se encontrava fundeada entre Salvador e Cacha Pregos (Ilha de Itaparica), a cerca de 15 km do Farol da Barra, com três tripulantes e com avaria de máquinas.
Imediatamente, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), com o apoio da lancha da praticagem “Pilot Boat V”, enviou uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) ao local, para início do reboque do pesqueiro. O Navio-Patrulha “Gravataí”, subordinado ao Com2oDN, também esteve na área, pronto para atuar, caso houvesse necessidade de um meio de maior porte.
Os tripulantes foram encontrados em boas condições de saúde e levados para a CPBA, junto com a embarcação, onde chegaram por volta das 12h30. Segundo José Antônio Silva de Oliveira, comandante da “Por do Sol”, que é pescador há mais de 15 anos, a embarcação apresentou problemas na última sexta-feira (7), quando fez contato com amigos pescadores que estavam em terra para providenciar a compra de peças para o reparo da embarcação. Como o apoio não chegou, em função das condições do mar, o comandante decidiu, então, manter a embarcação ancorada, aguardando melhora nas condições de navegação. Esta manhã, resolveu solicitar o apoio da Marinha do Brasil, via rádio. “Pedi ajuda para vocês e também à Bahia Marina. E quero agradecer por terem nos ajudado”. Aliviado, ele ainda deixa um recado para outros pescadores: “Tenham respeito pelo mar”.

Programas

Ver mais

Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Agora, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM