Presidente do GGB considera governo Bolsonaro “retrocesso” ao público LGBTQIA+

Foto de Samara Figueiredo

Samara Figueiredo

Bahia

28 de junho de 2021 às 11h35

 | 

Foto: 42 North no Pexels

Imagem de Presidente do GGB considera governo Bolsonaro “retrocesso” ao público LGBTQIA+

Esta segunda-feira (28) é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais ou Travestis, Queer, Intersexual, Assesexual e demais orientações sexuais e identidades de gênero). A data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.

O presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira, em entrevista ao LDNotícias, comentou sobre políticas públicas voltadas para a população LGBTQIA+. Segundo ele, o governo Bolsonaro representa um retrocesso ao público, sem ajuda financeira e com falta de planejamento. “Assim como para outros setores na sociedade”, completou Cerqueira. 

Cerqueira ainda comentou sobre a importância deste dia 28 de junho e afirmou que o GGB quem introduziu as comemorações no Brasil. “Dia muito importante porque no dia 28 de junho de 1969 se deu o início do movimento no Brasil, no mundo e principalmente na América Latina. O GGB incluiu as comemorações no Brasil, o que é importantíssimo para a comunidade para que hoje tenhamos toda essa movimentação”. 

Política públicas

Na Bahia, ações voltadas para a população LGBTQIA+ são coordenadas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD-LGBT). Dentre as ações estão, por exemplo, orientações para a mudança do nome social. 

Através das redes sociais, o Governo da Bahia publicou um vídeo com perguntas voltadas à comunidade. “Pela liberdade de ser e amar quem é, Juarez dá o recado: empatia acima de tudo! Homem gay, bacharel em Serviço Social, estudante de Ciências Sociais e artista, ele responde aquilo que é óbvio, mas que tem gente que teima em ficar batendo na mesma tecla.” 

 

Já na prefeitura de Salvador, ações voltadas à população LGBTQIA+ são executadas pela secretaria da Reparação. Na pasta está o Núcleo de Políticas Públicas de Cidadania e Direitos de LGBT na Cidade, criado mediante o decreto 24.981/14, e que tinha como uma das finalidades a elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas de Cidadania e Direitos LGBT.

Nas redes sociais da prefeitura, a logo foi alterada desde a semana passada, utilizando a imagem da bandeira LGBTQIA +. Ainda está sendo realizada a Semana da Diversidade, bem como a exposição “Colorido Precioso”, com palestras sobre ginecologia para pessoas transsexuais e para terceira idade. 

 

 

Origem do Dia do Orgulho LGBTQIA+

O Dia do Orgulho LGBT foi criado e celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. 

Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que foram presos e sofreram represálias por parte das autoridades.

A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais em várias cidades norte-americanas.

A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.

A Revolta de Stonewall Inn é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX. 

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM