Após casos da variante Delta, número de testes diminui na Bahia

Foto de Brenda Ferreira

Brenda Ferreira

Saúde

23 de setembro de 2021 às 12h18

 | 

Foto: Ilustrativa

Imagem de  Após casos da variante Delta, número de testes diminui na Bahia

Novos casos da variante Delta foram detectados na Bahia pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-Ba). Com os registros, a Bahia tem até esta quinta-feira-feira (23), 14 casos da variante, com dois óbitos. Os pacientes diagnosticados, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), são de Senhor do Bonfim (2), Sapeaçu, Conceição do Almeida, Salvador (2), Vereda, Medeiros Neto (2) e Vitória da Conquista. A idade dos pacientes varia de 1 a 45 anos e são três homens e sete mulheres. O primeiro caso foi descoberto em Feira de Santana. 

Mesmo com esta nova cepa rondando a Bahia, o número de testes tem diminuído. Isso também se deve ao avanço da vacinação. Atualmente, no Estado, já são 9.440.830 vacinados com a primeira dose e 4.781.148 com a segunda. Corresponde, aproximadamente, a 62% da população total do estado baiano.  

O fato é que as pessoas deixaram de fazer testes para prevenção da variante Delta e isso tem gerado a diminuição da realização dos exames. Dados do Lacen-Ba, fornecidos pela Sesab e levantados pelo LDNotícias, mostram que do total de exames recebidos com suspeita para Covid-19, desde janeiro, o pico mais alto foi em maio, que testou 41.727 pessoas. E o menor mês com registros de exames foi de agosto, com 7.354. 

Já em 2020, sem a descoberta da variante Delta na Bahia, apenas com a Covid-19, houve um crescimento substancial. De 19 de junho a 3 de julho, no pico da pandemia, foram testadas 56.564 pessoas. Em novembro, 41.025 fizeram o teste, maior número semanal do ano. Os cálculos aproximados foram feitos com base nos gráficos das semanas epidemiológicas, que correspondem a sete dias, independentemente do mês. Logicamente, o menor número foi na primeira semana do ano de 2020, com apenas 142 testes. 

A Sesab afirma ainda que apesar da detecção desses novos casos da Delta, a variante Gamma (antiga P.1, originária em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado.

A secretária da saúde do Estado interina, Tereza Paim, alertou, na última quarta-feira (22), que é preciso manter os cuidados contra o vírus. A gestora ainda afirma que a Saúde está preparada caso haja uma nova onda da pandemia. “Em termos de taxa de ocupação de leitos, a gente vem girando 28/30%. Estamos sim preparados. Se nova onda viesse, todos os leitos, aqueles 1.700 leitos, que estamos reconvocando para não-covid, virarem novamente a atenção a Covid-19".  

Paim disse ainda que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 e, por consequência, a variante Delta, é o avanço da vacinação. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para tomarem o imunizante contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a Covid-19”, ressaltou. 

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM