Segurança pública aumenta efetivo para garantir a segurança no Carnaval

Foto de null

Carnaval 2018

28 de janeiro de 2016 às 15h37

 | 

Foto: 

Imagem de Segurança pública aumenta efetivo para garantir a segurança no Carnaval

Por: Amanda Sant'ana

Faltam apenas sete dias para começar a maior festa de rua do planeta e, pelo visto, a mais segura de todos os tempos. Na manhã desta quinta-feira (28), durante uma coletiva exclusiva do Carnaval de Salvador, realizada no Hotel Sheraton, no Campo Grande, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, falou sobre efetivo, ações e novidades para o Carnaval deste ano.

Mais de 25 mil servidores da segurança pública (polícias Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros) vão reforçar o policiamento em Salvador e mais 30 cidades do interior da Bahia durante o Carnaval. Para este ano, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) investiu R$ 42,9 milhões no pagamento de horas extras, montagem de postos policiais, além do uso de tecnologia, alimentação, entre outros itens.

“Mais dois mil policiais foram empregados, somando 25.800 policiais em todo o Estado, e somente em Salvador, cerca de 15 mil policiais. Este é um grande investimento do Governo do Estado, o maior investimento em um órgão para a execução de uma grande festa”, disse Barbosa.

Como inovação, a SSP trás os 48 portais de abordagem, onde foi identificado pela Polícia Militar que praticamente todos os foliões, para terem acesso aos circuitos Batatinha, Dodô e Osmar, terão que passar pelas vias de acesso: “A nossa expectativa é de evitar ao máximo a entrada de armas brancas e de fogo, além de drogas no circuito”, completou.

Também presente no evento, o Comandante da Polícia Militar, Anselmo Brandão, lembrou que, além das patrulhas e postos elevados de observação, haverá o Batalhão Turístico, que terá como objetivo dar assistência ao turista, desde a chegada do Aeroporto até os hotéis: “E teremos também a Ronda Maria da Penha, que este ano terá uma atuação mais frequente e de acordo com a demanda de mulheres que venham a ser agredidas e ofendidas durante o Carnaval”.

“É preciso superar a cultura de quê “briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Agora mete a colher sim! Homem não pode bater em mulher, e precisamos garantir respeito entre os casais. Esse ano nós estamos numa situação mais que especial. São 10 anos da Lei Maria da Penha e a violência não ganhará lugar, não se estabeleçerá”, completou a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM), Olívia Santana, lembrando ainda que nos nos 32 postos da SSP, que cobrem a segurança do Carnaval, terão policiais femininas sensibilizadas no sentido de garantir um acolhimento mais humanizado e com maior compreensão do que representa a violência de gênero. 

Mais ações acontecerão durante os dias de folia, como o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, localizado no Parque Tecnológico, onde será feito o monitoramento das ocorrências, que terá o auxílio de 236 câmeras de videomonitoramento espalhadas nos três circuitos oficiais, nos bairros com festas e nas ruas de acesso. E, para garantir a proteção dos jovens, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) colocará em prática mais uma vez o Observatório de Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes.

“Me orgulho muito em saber que a votação popular elegeu a Segurança Pública como o melhor serviço público do Carnaval de 2015 e quero que este ano se repita. Vale lembrar que estes homens não fazem a segurança sozinhos, é preciso que os artistas liderem a multidão, conduzam e induzam o comportamento da paz, tranquilidade e respeito ao próximo durante a folia. 

(Foto: LD Notícias / Andressa Fonseca)

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM