Diretor de fiscalização do Procon-BA dá dicas ao consumidor para evitar fraudes na Black Friday

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João Santos

Bahia

16 de novembro de 2021 às 08h55

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Foto: Reprodução/Salvador FM

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A Black Friday que está marcada para começar no dia 26 de novembro, nas lojas físicas e on-line já começaram a divulgar promoções para atrair a atenção do consumidor. Com a maior ação promocional do ano se aproximando, o programa Ligação Direta da Salvador FM recebeu o diretor de Fiscalização da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), Iratan Vilas Boas, para esclarecer dúvidas de compradores para não serem ludibriado e escapar de ofertas enganosas durante a ação comercial.

De acordo com diretor, a principal dica é consultar a evolução dos preços de mercados e fazer uma comparação com os valores em desconto e sempre antes de fechar uma compra pela internet, pesquisar no site do Procon sobre a reputação da empresa e a quantidade de reclamações.

"Para o consumidor não ser enganado, uma das dicas mais básicas e importante é a pesquisa de preços, deve ser feito o acompanhamento da evolução do preço dos produtos. Hoje temos ferramentas especiais no nosso celular que facilita essa busca de preços", disse Vilas Boas.

Ele ainda alerta os consumidores para ficarem atentos em compras onlines e especialmente em sites desconhecidos. Algumas dicas, como: exigir sempre o comprovante de compra, como cupom, nota fiscal e contrato online, tirar prints das ofertas, além de observar prazos de entrega; requisitar ao fornecedor que estipule a data e turno para entrega do produto, ajuda ao consumidor se acobertar diante a lei e normas do Procon.

"Nas compras virtuais, como vem crescendo bastante, é important6e que o consumidor verifique de fato onde está comprando. Se o vendedor tem endereço de comercio físico, de onde é a loja, se o site é confiável. Porque se você receber um produto quebrado ou até não receber quem você vai procurar? Por isso sempre alertamos o consumidor identificar o fornecedor", reforçou o diretor fiscal do Procon-BA.

Iratan relembra que caso as pessoas desconfie das ofertas, ou tenha problemas antes, durante e depois da Black Friday o consumidor pode denunciar através do aplicativo Procon BA Mobile, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente no posto central do órgão.

A entrevista completa com Iratan Vilas-Boas você pode conferir no YouTube da Salvador FM no programa Ligação Direta:

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