Moradores de Nazaré das Farinhas pedem que pedreira pare com explosões

Foto de null

Bahia

17 de fevereiro de 2016 às 15h58

 | 

Foto: 

Imagem de Moradores de Nazaré das Farinhas pedem que pedreira pare com explosões

Uma semana após terem casas e carros danificadas por uma chuva de pedras, resultado de detonações na Pedreira Oldesa, na margem da BA-001, em Nazaré das Farinhas, moradores do bairro de Apaga Fogo, que fica ao lado da empresa, ainda aguardam uma definição sobre a indenização dos prejuízos e a interrupção definitiva das explosões perto de residências.

Assustada com o que viu na sexta-feira de carnaval (5), Dona Cristina, 67 anos, segura nas mãos a pedra de 25cm e mais de um quilo, que “caiu do céu” em sua cozinha. “Estava aqui com minha filha, vi a pedra subir e voltar em nossa direção, rezei pra não cair em cima da gente. Ela veio com toda força quebrou minha telha e meu fogão, mas poderia ter me matado”.

Na rua da Matinha quase todas as casas foram atingidas, a moradora Elise Mota fazia uma faxina e lembra que passou momentos de terror. “Eu estava limpando a escada e minha filha brincando do outro lado da sala, depois do estouro ouvi as pedras caindo, foi uma chuva de pedra, fiquei com medo e me joguei em cima dela pra proteger”. O saldo do susto foram três telhas quebradas, a moto arranhada e a parede de casa rachada.

 

 

 

 

 

 

Logo depois do incidente, os moradoras do Apaga Fogo bloquearam a BA-001 em frente a Pedreira Oldesa e fizeram um protesto. Segundo alguns deles, a empresa fornece pedras para grandes obras na região, como reforma de estradas e a construção do Estaleiro Paraguaçu. Por telefone a reportagem entrou em contato com a Oldesa, uma senhora de prenome Carla disse que eles já sabiam do ocorrido e haviam tomado as providências.

Os moradores não concordam com a solução proposta pela empresa, que teria prometido o material de construção, mas não vai pagar a mão de obra das reformas. "O principal é o pedreiro, a construção que a gente gasta ou se esforça pra fazer. O material eles também prometeram, mas ainda não trouxeram.", reclama seu Simplício de Souza, que teve o piso e as paredes da casa rachadas com a explosão.

Outra exigência é que sejam interrompidas as explosões proximas as casas,  que passaram a ser feitas nas últimas semanas. “Daqui até o local da explosão não dá 30 metros”, calcula Seu Benedito Júlio dos Santos, que também teve o imóvel atingido.

 

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM