Pré-candidatos à presidência apresentam diferentes perfis em relação às privatizações; confira

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

06 de fevereiro de 2022 às 11h56

 | 

Foto: André Motta de Souza/ Agência Petrobras

Imagem de Pré-candidatos à presidência apresentam diferentes perfis em relação às privatizações; confira

Os pré-candidatos à presidência demonstram opiniões divergentes quando o assunto é privatização de estatais. João Doria (PSDB) e Sergio Moro (Podemos) defendem o enxugamento do Estado. Já Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT), são contra as participações do capital privado em empresas públicas. O presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda avalia como tratará o tema e qual será o papel na campanha do ministro da Economia, Paulo Guedes, nas idas e vindas dos projetos de privatização.

A equipe econômica do governo Bolsonaro projetava arrecadar cerca de R$ 1 trilhão com desestatizações na campanha de 2018. Entretanto, no quarto ano de governo, nenhuma estatal sob controle direto da União foi vendida. Para a campanha de 2022 do presidente, Guedes ainda não é uma certeza no programa econômico. 

O ministro acumula desgastes com o Congresso, e duas das desestatizações que trata como prioridade neste ano, a da Eletrobras e dos Correios, enfrentam resistências políticas e técnicas. 

Lula e Ciro, utilizam como exemplo os problemas na gestão Bolsonaro para defender a participação estatal nas empresas. O ex-presidente, que usou a estratégia de atacar vendas nas áreas de mineração e de distribuidoras de energia nos governos FHC em campanhas contra o PSDB, em 2002 e 2006, tem visto aliados marcarem posição contra a privatização dos Correios e da Eletrobras.

Lula também declarou na última semana, ser contra a política da Petrobras de paridade de preços com o mercado internacional, mas não detalhou ainda ideias de modelos substitutos. Já Ciro, tem a proposta de estipular um “lucro razoável” para a Petrobras, baseado na rentabilidade de produtoras de petróleo estrangeiras, como forma de amenizar o alto valor do combustível.

Em entrevistas, Moro tem sugerido privatizar não só a Petrobras, mas também bancos públicos, como a Caixa e o Banco do Brasil. 

No caso de Dória, que já declarou ver com bons olhos uma venda da participação do governo no BB, a equipe econômica que atua em sua pré-campanha tem feito estudos sobre a privatização de um dos dois bancos públicos.

Apesar de o tema gerar discussões entre os diferentes grupos políticos, especialistas do setor e do mercado financeiro são unânimes em defender os reajustes praticados pela estatal em linha com os valores do mercado externo.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM