Em Brasília, Bruno Reis reivindica recursos para transporte coletivo e BRT

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

16 de fevereiro de 2022 às 15h44

 | 

Foto: Secom/PMS

Imagem de Em Brasília, Bruno Reis reivindica recursos para transporte coletivo e BRT

O prefeito Bruno Reis desembarcou em Brasília nesta quarta-feira (16), para cumprir agenda de compromissos junto a representantes do governo federal e do Congresso Nacional. Reis integra uma comitiva da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que acompanhará a votação do Projeto de Lei 4.392/2021, prevista para acontecer às 16h, no Senado, que propõe viabilizar a municípios de todo o país subsídio a partir da criação de um programa de custeio da gratuidade do transporte coletivo para idosos.

Após reunião no gabinete do senador Luis Carlos Heinze, Bruno Reis falou do apoio à aprovação da proposta. Segundo ele, o transporte público é o maior problema que os prefeitos enfrentam no país, depois da pandemia. “A tarifa não remunera mais a operação do sistema. Tivemos uma queda significativa de passageiros transportados e aumento elevadíssimo dos insumos”, explicou.

“Estamos subordinados a contratos de concessões e, se aplicarmos o reajuste na regra que está estabelecida, o reajuste na tarifa passa da casa de 15%. A população não tem condições de pagar um reajuste nesse percentual”, complementou.

Caso a PL 4.392 seja aprovada em Brasília, Salvador poderá receber cerca de R$64 milhões, o que representa em torno de 8% do faturamento do sistema de transporte público.

BRT

O prefeito soteropolitano ainda se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para tratar sobre a construção do BRT, modal composto por três trechos. “Tivemos a Autorização de Início de Obras (AIO) parcial para o início das obras e, agora, estamos em busca da AIO total. Isso causará menos transtornos para a cidade, pois a intervenção está numa área estratégica, além de permitir, principalmente, que o contrato possa ser cumprido, tendo em vista que ele foi assinado antes da pandemia”, disse.

O ministro Rogério Marinho se comprometeu a analisar as pautas.

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM