MBL se manifesta sobre falas machistas de Arthur do Val e critica 'aproveitadores'

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

05 de março de 2022 às 15h03

 | 

Foto: Reprodução/Twitter

Imagem de MBL se manifesta sobre falas machistas de Arthur do Val e critica 'aproveitadores'

O Movimento Brasil Livre (MBL), que financiou a viagem de Arthur do Val (Podemos-SP) à Ucrânia, emitiu uma nota em resposta aos áudios vazados do deputado estadual, com conteúdo misógino e machista em relação às mulheres ucranianas.

A nota foi publicada no perfil oficial do MBL, mas com os comentários bloqueados.

A resposta, quase 20h após o ocorrido, ressaltou a importância da viagem e aproveitou para criticar os "aproveitadores", se referindo a "lulistas e bolsonarista", que segundo o MBL aproveitaram o episódio para atacar os que defendem a "terceira via".
 
"[...] devemos reiterar que nada impedirá o MBL de continuar com o seu trabalho em prol da terceira via, de uma alternativa aos projetos políticos criminosos do PT e de Bolsonaro", diz a nota.

O deputado é pré-candidato do Podemos, partido que pertence o ex-juiz Sergio Moro, ao Governo de São Paulo.

Em um texto de quatro parágrafos, o MBL "repudia o teor" das declarações do parlamentar conhecido como "Mamãe, Falei", parafraseando o próprio deputado, que diz que seus comentários "não são corretos com as mulheres ucranianas, brasileiras e com todas as pessoas" que acreditam em seu "trabalho".

"Tal fato, contudo, não invalida o objetivo da viagem, que se cumpriu ao arrecadarmos mais de R$ 250 mil para os refugiados ucranianos [...] Ainda assim, lamentamos o mal-estar que causamos às pessoas, especialmente as mulheres, que se indignaram sinceramente com os áudios", complementa.

O CASO

Arthur do Val foi enviado à Ucrânia pelo MBL para cobrir a guerra e comandar a ajuda humanitária do grupo. No entanto, a sua visita repercutiu por comentários machistas.

"São fáceis, pois são pobres", disse ele em áudio enviado aos colegas em um grupo de WhatsApp. Em outro momento, o parlamentar faz uma comparação mórbida e diz que as filas das baladas no Brasil "não chega aos pés" das filas de refugiados no país, pela beleza das mulheres.

“Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteia a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”, diz o deputado.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM