Ações pedem anulação da reeleição de Geraldo Júnior na CMS

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

11 de abril de 2022 às 07h55

 | 

Foto: Vagner Souza/Salvador FM

Imagem de Ações pedem anulação da reeleição de Geraldo Júnior na CMS

Ao menos três ações judiciais pedem a anulação da reeleição de Geraldo Júnior na Câmara Municipal de Salvador (CMS), que emplacou o seu terceiro mandato e também é pré-candidato a vice-governador na chapa com Jerônimo Rodrigues (PT).

Duas delas são movidas pelo vereador Cláudio Tinoco (UB) e pelo Movimento Brasil Livre (MBL), e outra, de autoria do União Brasil, do pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto, tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e está sob responsabilidade do ministro Kássio Nunes Marques.

A matéria questiona a mudança na Lei Orgânica do Município (LOM) que possibilitou que Geraldo pudesse antecipar a eleição, que normalmente acontece somente ao fim do mandato, que seria no fim do ano. O mandato vale para o biênio 2023/2024.

Líder do UB na CMS, o vereador Duda Sanchesc (DEM) criticou a manobra do presidente e destacou que a Casa não pode ser utilizada como "instruimento de chantagem e ameaças a adversários políticos".

“Não podemos aceitar que a Câmara seja utilizada como manobra eleitoreira ou instrumento de chantagem e ameaças a adversários políticos por quem quer que seja. Ninguém está acima das normas, da Constituição”, diz o edil, que é um dos autores da ação.

O vereador Cláudio Tinoco (UB) pede a recuperação dos vídeos com cópias de imagens da sessão realizada no dia 29 de março, que foi determinante para antecipar o pleito. Ele alega que as gravações já deveria estar disponibilizadas no site da Câmara.

No seu terceiro mandato, Geraldo Júnior nega que tenha cometido qualquer ilegalidade no processo eleitoral e que, segundo informações do Correio, já aguardava que o resultado fosse contestado na Justiça.

“Não temos dúvida que tivemos apoio irrestrito dos parlamentares que assinaram, aprovaram e me elegeram como presidente legítimo para o biênio 2023/2024”, assegurou.
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM