Afonso Florence chama de “crime eleitoral” PEC dos Benefícios aprovada em Comissão Especial da Câmara

Foto de Rodrigo Portela

Rodrigo Portela

Política

07 de julho de 2022 às 17h53

 | 

Foto: Reprodução/ Câmara dos Deputados

Imagem de Afonso Florence chama de “crime eleitoral” PEC dos Benefícios aprovada em Comissão Especial da Câmara

Apesar dos votos favoráveis da oposição no Senado Federal e na Comissão Especial da Câmara dos Deputados em relação à PEC dos Benefícios, o deputado baiano e líder da Oposição no Congresso, Afonso Florense (PT), pontua que o projeto tem teor eleitoreiro, beneficiando o presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista destacou ainda que as bancadas dos partidos de oposição estão reunidas, articulando as estratégias de votação que deve ocorrer ainda nesta quinta-feira (7), em plenário.

Afonso afirmou ao Portal Salvador FM que a medida é “um crime eleitoral, por isso eles [base governista] tentam fazer uma mudança Constitucional”. Isso porque a norma que regula o processo eleitoral proíbe a criação e aumento de programas sociais em ano eleitoral, a não ser em casos excepcionais, como estado de emergência, como está sendo alegado pelo governo Jair Bolsonaro.

No Senado Federal, Afonso aponta que a interpretação adotada pela oposição, é de que “conseguindo aprovar uma emenda que veda propaganda com esse tipo de conteúdo [benefícios do projeto para a população]”, a bancada de oposição no Senado optou por votar a favor, entendendo ainda que o “Vale Gás” e o “Auxílio Brasil”, não foram programas criados pelo governo Bolsonaro.

O deputado diz ainda que a aprovação da PEC não deve elevar os índices obtidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), nas próximas pesquisas eleitorais: “Votaram pensando no povo [senadores de oposição] mesmo que corra o risco que haja uma melhora eleitoral do presidente”, destaca.

A votação na Câmara deve ser iniciada ainda nesta quinta-feira, o deputado destaca que a bancada de oposição na Casa, ainda não possui um acordo sobre qual será a orientação de votação. Entretanto, os partidos de oposição já estão se articulando para a votação.

Para ser aprovado em plenário, o texto precisa ter o apoio de pelo menos três quintos dos parlamentares (308 dos 513 deputados), em dois turnos de votação.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM