Varíola dos macacos pode adiar flexibilização das máscaras em voos

Foto de Redação Portal Salvador FM

Redação Portal Salvador FM

Saúde

08 de agosto de 2022 às 09h29

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Varíola dos macacos pode adiar flexibilização das máscaras em voos

Diante do novo alerta sanitário causado pela varíola dos macacos no país, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e contra-almirante da reserva da Marinha, Antonio Barra Torres, tomou mais uma vez posição contrária à do presidente Jair Bolsonaro em relação às medidas que serão adotadas no enfrentamento da doença.

Em entrevista ao jornal O Globo, Barra Torres, que se desentendeu com Bolsonaro ao longo do último ano por defender a vacinação contra a Covid-19 e a utilização de máscaras em ambientes fechados, contou quais serão os próximos passos da Agência diante da nova ameaça.

Questionado sobre a compra de vacinas pelo Ministério da Saúde sem o aval da Anvisa, o diretor do órgão relativizou a situação e ressaltou que a pasta tem o poder legítimo de superar atribuições da Agência em situações onde entenda haver necessidade.

Em relação ao trânsito entre fronteiras, o contra-almirante informou que nenhuma mudança está sendo avaliada pela Anvisa como medida para conter a varíola dos macacos, visto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não preconiza restrições de ir e vir em relação à monkeypox

Embora a forma de contágio não seja a mesma, as práticas para evitar a Covid-19 que se encontram vigentes em aeroportos e aeronaves, como o uso obrigatório de mascaras, vêm sendo aplicadas.

Sobre a possibilidade de uma pandemia da varíola dos macacos virar uma pandemia, Barra Torres destacou que não é atribuição do órgão regulador avaliar a questão, cabendo às sociedades de epidemiologia e infectologia do país, bem como a Câmara Técnica de Avaliação Epidemiológica do Ministério da Saúde, dizer se pode haver um surto pandêmico.

Ao primeiro sinal de arrefecimento da pandemia do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro derrubou medidas de proteção e enfrentamento da doença. Portos e aeroportos, porém, são atribuição da Anvisa, que mantém a exigência.

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM