Salvador amplia atendimentos do CadÚnico em 2022

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

05 de outubro de 2022 às 10h12

 | 

Foto: Jefferson Peixoto / Secom-PMS

Imagem de Salvador amplia atendimentos do CadÚnico em 2022

Nos nove primeiros meses de 2022, Salvador superou os números de atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico) do ano passado. De janeiro a setembro, já são 244.300 mil atendimentos realizados, superando em mais de 100 mil o registrado em todo ano de 2021, quando foram realizados 140.609 mil. Apenas em um espaço de dois meses, entre junho e agosto deste ano, foram contabilizadas 13.847 mil novas famílias cadastradas.

Para o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Daniel Ribeiro, esses números se dão pela ampliação e descentralização dos serviços. “Para isso, tem atuado fortemente, por exemplo, com o programa CadÚnico Itinerante, que ocorre por meio de uma busca ativa para mapeamento das demandas em todos os bairros de Salvador, para a atualização e novos cadastros, visando alcançar localidades afastadas das sedes dos serviços, fazendo o atendimento chegar a quem mais precisa”, destacou.

Nos últimos nove meses, o CadÚnico Itinerante realizou 202 ações, atendendo cerca de 165 bairros, com um total de 6.013 atualizações cadastrais e 9.307 inclusões. Aliado a isso, em parceria com outras pastas, a Sempre tem realizado feiras sociais como a do Mané Dendê, em Ilha Amarela; a Guerreira Zeferina, em Periperi, e ações em parceria com as Prefeituras-Bairros Itinerantes, com a prestação do serviço.

O critério para escolha dessas localidades se dá através de um mapa territorial, que aponta os locais com maior índice de desatualização de cadastros e de população em situação de pobreza e extrema pobreza. “Até porque o cadastro proporciona várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda, embora cada programa tenha uma exigência diferente. Mas, o ponto de partida é ter o cadastro atualizado”, frisou Ribeiro.

Agendamento

Os atendimentos nos postos fixos são realizados exclusivamente após agendamento, para atender a população de forma organizada e confortável. Recomenda-se que o beneficiário compareça ao local com 30 minutos de antecedência.  O agendamento é automatizado, através de um sistema que disponibiliza data e horário de acordo com o local solicitado. Os canais para agendamento são o aplicativo Fala Salvador Cidadão ou o site www. horamarcada. salvador. ba. gov. br .

Os postos fixos para atendimento são a sede do CadÚnico, no Comércio; dez Prefeituras-Bairro (Centro/Brotas; Subúrbio/Ilhas; Cajazeiras; Itapuã; Cidade Baixa; Barra/Pituba; Liberdade; Cabula; Pau da Lima e Valéria); Unidade Cajazeiras; Núcleo de Atendimento à População em Situação de Rua (Nuar), no Comércio; e Subúrbio 360, em Coutos. Além destes, 15 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também prestam o serviço exclusivamente para assistidos referenciados destes equipamentos, por meio de agendamento realizado diretamente com a equipe da unidade.

Atualização
O prazo de atualização do cadastro é de dois anos e é individualizado, não sendo a mesma data para todos. Para checar a situação cadastral, o beneficiário pode ligar para o 0800 707 2003 ou baixar o aplicativo do Cadastro Único no celular para consultar o seu prazo de atualização. O cidadão pode verificar também a convocação para recadastramento no extrato emitido no momento do saque do benefício.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM