Bairros próximos à Fonte Nova recebem reforço no fornecimento de energia

Foto de null

Salvador

21 de julho de 2016 às 15h21

 | 

Foto: 

Imagem de Bairros próximos à Fonte Nova recebem reforço no fornecimento de energia

Moradores de Nazaré, Garcia, Tororó e parte de Brotas, bairros próximos à Arena Fonte Nova, serão beneficiados com o reforço na oferta de energia elétrica por conta das Olimpíadas Rio 2016. É o que garante a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

Com R$ 30,3 milhões em investimentos, a empresa construiu uma subestação de fornecimento de energia em Itinga, que atenderá ao Aeroporto e à Base Aérea, e instalou uma terceira linha subterrânea na subestação da Fonte Nova, construída para a Copa do Mundo de 2014. Como o estádio tem uma demanda de apenas 3 MVA (megavolts ampére) de potência, a energia excedente, ou seja, 47 MVA estão disponíveis para suprir os bairros vizinhos à arena. Segundo a Coelba, a oferta de energia implantada com a subestação Fonte Nova pode ser comparada à demanda da cidade de Juazeiro, no Vale do São Francisco, que possui cerca de 155 mil habitantes.

A subestação da Fonte Nova, que custou R$ 20 milhões, conta com dois transformadores de força – de 25 megavolts ampére de potência cada – isolados e que operam sem o uso do óleo mineral isolante, o que, segundo a Coelba, evita o risco de incêndios e favorece o meio ambiente. 

Já a recém-construída subestação de Itinga, com 25 MVA, objetiva também oferecer maior qualidade de energia à região de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo o superintendente de operações e manutenção da Coelba, Sérgio Melo, a construção das subestações foi pensada para garantir à cidade a segurança no fornecimento de energia elétrica nos dois grandes eventos (Copa e Olimpíadas). Ainda segundo ele, locais como hotéis, centros de treinamento, hospitais, metrô e até empresas de comunicação da capital passaram por inspeção da empresa, que substituiu o que foi necessário.

Ainda segundo o superintendente, durante toda realização dos Jogos Olímpicos, Salvador vai contar com uma equipe de engenheiros e técnicos da Coelba em todos os pontos do evento, inclusive dentro das subestações – que geralmente não têm a necessidade de ter um operador presente, pois todo monitoramento é feito por meio do Centro de Operações da empresa. “Na prática, todo esse aparato tecnológico é com intuito de dar uma segurança maior às pessoas. Monitorando, a gente pode antecipar os problemas e resolver mais rápido”, explicou Sérgio.

Reprodução/correio24h

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM