Giovani Damico oficializa candidatura à prefeitura de Salvador e critica polarização entre Bruno Reis e Geraldo Júnior

Foto de Aparecido Silva e Diego Vieira

Aparecido Silva e Diego Vieira

Eleições 2024

01 de agosto de 2024 às 15h52

 | 

Foto: Vagner Souza/Salvador FM

Imagem de Giovani Damico oficializa candidatura à prefeitura de Salvador e critica polarização entre Bruno Reis e Geraldo Júnior

Giovani Damico, candidato a prefeito de Salvador pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), oficializou sua candidatura durante a convenção do partido nesta quinta-feira (1°). No evento, realizado no Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia (Sindpec), no bairro dos Barris, Damico destacou a necessidade de um projeto popular para a cidade e criticou a polarização entre os principais candidatos, Bruno Reis (União Brasil) e Geraldo Júnior (MDB). Na ocasião, também foi oficializada a candidatura de Cheyenne Ayalla para vice-prefeita.

"O projeto do PCB vem olhando para Salvador como uma cidade que tem muito potencial, mas que ao mesmo tempo quanto mais a gente olha, a gente vê que tem tanta coisa em Salvador que não se desenvolve. A gente vê necessidade de transporte, necessidade de habitação e a gente vem entendendo ao longo dos últimos anos que precisa construir um projeto de cidade para Salvador", afirmou Damico ao justificar sua candidatura. 

Damico criticou o afastamento entre a administração pública e a população, propondo uma gestão mais participativa. "A gente entende que hoje existe um afastamento muito grande da forma que funciona a prefeitura, a Câmara de Vereadores e a tomada de decisão por parte da população. Essa ideia de que a cada quatro anos você vai lá e vota, pra nós é uma dinâmica que precisa encontrar um outro método de funcionamento. A gente vem entendendo que a prefeitura vai ter que encontrar mecanismos para que as decisões sejam tomadas junto com os bairros, universidades, jornalistas", explicou.

Entre as prioridades de uma possível gestão, Damico destacou a mobilidade urbana, a educação e o desemprego. "A gente tem várias partes da cidade que são completamente desabastecidas dos modais que hoje estão estabelecidos que não estão dando, o Subúrbio Ferroviário é um grande exemplo disso", disse. "A gente tem um sistema de educação onde a saída dos alunos é massiva. Você passa do 5º, 6º ano, as escolas estão cada vez mais esvaziadas. A gente precisa transformar o nosso modelo de educação para trazer o aluno para a sala de aula. Junto a isso, Salvador continua sendo uma cidade recordista do desemprego. São índices alarmantes. A gente vai precisar trabalhar moradia nessa cidade junto a isso trazendo trabalhadores que estão desempregados", acrescentou.

Polarização

Questionado sobre a decisão do PCB de lançar uma candidatura própria em vez de apoiar a chapa de Geraldo Júnior (MDB) e Fábya Reis (PT), Damico afirmou: "A gente entende que a Bahia precisa de um projeto diferente. Dificilmente os polos que hoje se colocam como estão um brigando com o outro têm conseguido mostrar alguma proposta muito diferente. Não à toa o candidato hoje apoiado pelo PT há pouco tempo atrás estava associado com o outro grupo político. A gente vê que acaba sendo uma briga por interesses pessoais".

Damico também comentou sobre a polarização entre Bruno Reis e Geraldo Júnior, afirmando que o cenário atual aumenta o número de eleitores desiludidos. "Ao mesmo tempo que a gente vê essa polarização, a gente cresce o número de pessoas que não votam. A gente chega a ter eleições onde o número de pessoas que deixaram de votar, às vezes, é maior até do que o número de votos dos candidatos eleitos. Isso acaba respondendo um pouco como a população está enxergando essa forma de que parece que não tem alternativa", disse. 

Vereadores

Em relação à eleição de vereadores do PCB, Damico afirmou que o partido espera eleger, ao menos, um candidato. "Nesse momento, a gente vai fazer uma chapa um pouco menor. O partido teve algumas experiências recentes de candidaturas, mas a gente entendeu que esse era o momento de tentar fazer uma chapa um pouco mais concentrada para a gente conseguir eleger, pelo menos, um vereador", concluiu.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM