Projeto para privatização da Eletrobras pode ser enviado ao Congresso ainda nesta semana

Foto de null

Brasil

07 de novembro de 2017 às 08h34

 | 

Foto: 

Imagem de Projeto para privatização da Eletrobras pode ser enviado ao Congresso ainda nesta semana

Resultado de imagem para Projeto para privatização da Eletrobras pode ser enviado ao Congresso ainda nesta semana

O presidente Michel Temer alinhou nesta segunda-feira, 6, com a cúpula do governo e da Eletrobrás que a proposta de privatização da estatal será enviada ao Congresso por meio de dois projetos de lei (PLs). O texto final ainda não está pronto, mas, segundo auxiliares do presidente, a ideia é que ele seja enviado ao Legislativo ainda nesta semana.

Há uma semana, o líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), já havia dito ao Estadão/Broadcast que “o governo não iria mandar um assunto polêmico como este (ao Congresso) por MP (medida provisória)”. “Falei com o presidente, que me garantiu que será por projeto de lei”, afirmou o parlamentar naquela ocasião.

A escolha de encaminhar a privatização da Eletrobras por meio de um PL em vez de uma medida provisória inclui o alinhamento de um cronograma com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. A ideia é que se apresente na Casa um requerimento para a adoção do rito de urgência urgentíssima. Para ser aprovado, o requerimento deve ser assinado pela maioria absoluta dos deputados (mínimo de 257 assinaturas) ou por líderes que representem esse número.

Para o governo, a opção mais ágil seria fazer a modelagem de privatização via medida provisória, que passaria a valer no mesmo dia. O PL com urgência constitucional tramita em 45 dias e tem 15 dias pra sanção. No entanto, ele não passa a valer assim que é enviado. Haverá um prazo de 60 dias que, segundo fontes envolvidas na negociação, “não é desprezível”.

O governo já foi criticado por Maia e pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), pelo excesso de MPs enviadas ao Congresso. Segundo interlocutores do presidente, além da reunião que fará com os líderes da Câmara na noite desta segunda-feira, Temer programa uma reunião com os líderes do Senado para esta terça-feira, 7, e quer também ter uma conversa reservada com Maia e Eunício.

Na reunião desta segunda-feira, estiveram presentes os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Henrique Meirelles (Fazenda), Fernando Coelho Filho (Minas e Energia), Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional), além do ministro interino do Planejamento Esteves Colnago, e do presidente da Eletrobrás, Wilson Ferreira.

Conforme mostrou o Estadão/Broadcast no domingo, 5, o governo está empenhado em diluir sua participação na Eletrobrás, mesmo que isso não ocorra durante o processo de emissão de ações, que está atualmente em fase de modelagem. Em entrevista concedida neste domingo ao Estadão/Broadcast na capital espanhola, onde participará de encontros com investidores na área de infraestrutura, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, garantiu que a equipe econômica está determinada a reduzir a fatia da União na estatal.

Estadão Conteúdo (AO)

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM