Médica reclama de falta de estrutura do Samu em Salvador; Saúde cita investimentos

Foto de Alexandre Galvão

Alexandre Galvão

Salvador

27 de junho de 2021 às 10h30

 | 

Foto: Reprodução / Instagram

Imagem de Médica reclama de falta de estrutura do Samu em Salvador; Saúde cita investimentos

Um desabafo da médica Luana Cobordoni sobre as condições de trabalho no Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) em Salvador tem se espalhado pelas redes sociais. No registro, a profissional de saúde relata o que chama de más condições de trabalho. O vídeo tem quase dois minutos e traz imagens das bases de atendimento do Samu degradadas, além de um texto com relatos da estrutura para os profissionais. 

Procurada pelo LDNotícias, a secretaria de Saúde de Salvador (SMS) listou melhorias feitas no Samu. 

“A única ação que a direção tomou até o momento foi maquiar as condições estruturais (algumas paredes foram pintadas e alguns móveis foram trocados para uma visita técnica do secretário da Saúde que ocorreu no dia 8/06. mas a estrutura precária foi mantida), além de fornecer à mídia declarações improcedentes”, diz o texto da médica. 

Ela cita ainda a defasagem salarial e compara a remuneração oferecida pela prefeitura a profissionais que atuam em bases fixas. “As condições de trabalho são insalubres, os salários repetidamente se atrasam e esses mesmos salários se tornaram defasados quando comparados aos outros serviços pagos pela mesma gestão municipal. Chegamos a receber 40% a menos do que os médicos que trabalham em unidades de emergência Covid”, narrou. 

 

 


De acordo com a SMS, foram investidos R$ 500 mil na infraestrutura do Samu só no último ano. 

“A verba foi aplicada na pintura geral, revisão da instalação elétrica e de ar, bem como requalificação do telhado no complexo central do Samu localizado no bairro do Pau Miúdo, além de melhorias das bases descentralizadas do serviço. O aporte financeiro também garantiu que a estrutura para lavagem das ambulâncias se tornasse realidade para reforçar o critério sanitário e evitar contaminação de pacientes e trabalhadores”, diz a pasta. 

Leia, abaixo, a nota completa da SMS: 

 

Saúde investe meio milhão de reais em requalificações do Samu Salvador em 2021

O período de pandemia exigiu ainda mais dos esforços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Salvador para obter resolutividade satisfatória nos atendimentos de rotina e de pacientes suspeitos de Covid-19. Para incentivar os trabalhadores da linha de frente de combate ao vírus, a Secretaria Municipal da Saúde investiu meio milhão de reais em infraestrutura só neste ano.  

A verba foi aplicada na pintura geral, revisão da instalação elétrica e de ar, bem como requalificação do telhado no complexo central do Samu localizado no bairro do Pau Miúdo, além de melhorias das bases descentralizadas do serviço. O aporte financeiro também garantiu que a estrutura para lavagem das ambulâncias se tornasse realidade para reforçar o critério sanitário e evitar contaminação de pacientes e trabalhadores. 

“Mesmo diante de uma situação de tanta complexidade, continuamos encarando essa pandemia com muita seriedade e compromisso. Essa é mais uma ação que adotamos em prol da população e dos profissionais que tem se dedicado ao enfrentamento, dessa que com certeza é a maior crise de saude pública vivida nos últimos 100 anos. Sabemos da importância de que as viaturas estejam em boas condições e funcionando a todo vapor, porque é o momento em que as pessoas estão mais precisando dessa locomoção para serem socorridas”, destaca Ivan Paiva, coordenador do Samu Salvador.

Para tornar a rotina dos profissionais mais fácil, a gestão implantou neste ano um novo sistema para otimizar os mais de 10 mil atendimentos mensais que necessitam de regulação e comunicação com as ambulâncias. “Essa ação se soma ao empenho de entregar espaços com tecnologia de ponta, com a contratação também de pessoas para operar o quadro e engajar mais esforços para a fluidez no trabalho”, diz Paiva. 

Em fase final, a ampliação do Centro de Material e Esterilização (CME) será entregue no próximo mês com equipamentos modernizados para assegurar a limpeza adequada dos objetos utilizados no socorro às vítimas.

Programas

Ver mais

Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Agora, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h10
Imagem de Toda Hora

Toda Hora

Silvana Freire e Juliana Nobre

Depois, às 12h10
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Daniela Prata e Evilásio Junior

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sacode Salvador

Sacode Salvador

Bebeto Junior

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM