Senado aprova lei que autoriza passagem de linhas de transmissão de energia em terras indígenas

Foto de Luiz Felipe Fernandez

Luiz Felipe Fernandez

Política

05 de maio de 2022 às 10h37

 | 

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Imagem de Senado aprova lei que autoriza passagem de linhas de transmissão de energia em terras indígenas

O Senado Federal aprovou por 60 votos a 4 o projeto de Lei Complementar 275/2019 que autoriza a passagem de linhas de transmissão de energia em terras indígenas, protegidas constitucionalmente.

Toda a bancada baiana - Jaques Wagner (PT), Otto Alencar (PSD) e Angelo Coronel (PSD) - votou a favor da proposta, que teve anuência do presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco (PSD). No total, houve ainda quatro abstenções e dez parlamentares não compareceram ao Plenário.

O PL determina que é de interesse público da União a permissão para que as linhas que levam energia a diferentes lugares possam passar pelos territórios indígenas, como complemento do § 6º do art. 231 da Constituição Federal.

Todos os partidos orientaram o voto favorável à proposta. Os votos contrários foram dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-RO), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Flávio Arns (Podemos-PR), Zenaide Maia (PROS-RN).

A principal crítica dos que se colocaram contrários ao projeto é do impacto ambiental da instalação dos equipamentos como torres e subestações, que demandam a construção de estradas de acesso e outras intervenções.

Por outro lado, o argumento pela aprovação é de que as linhas de transmissão vão levar energia para as famílias indígenas que sofrem com a dificuldade de acesso e infraestrutura básica.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM